D. Antonieta Vaselina andava cheia de curiosidade por falta de notícias sobre Mr. G. Já estava farta de telefonar e mandar mensagens a seu filho Asdrúbal Cotonete, mas de Mr. G, do putoF, ou sequer de Ach. Brito, mais conhecido pelo mongas devido à sua cretinice absolutamente arrasadora, nem uma breve notícia.

Foi assim que Ambrósio Cotonete resolveu chamar o seu primo Tibúrcio Cotonete, e juntos partiram em perigosa missão de investigação com vista a descobrir o que se estava a passar no reino da umbiguicehistriónica.

No início a tarefa revelou-se bastante complicada, tendo mesmo sido necessário recorrer aos serviços de especialista em ciências esotéricas como o dr. CarreirinhaZarolho e o dr. QueixadasCantor que, face às previsões mentirológicas sobre o futuro do umbigo no campo do descanso, sugeriram a passagem por alguma urgência hospitalar, quiçá até uma busca em casa do sr. Magalhães se se encaminhassem para norte, ou do sr. Júlio caso a busca os levasse mais para sul.

Avisado conselho o dos especialistas em degraçasresolvidasàcustadopróximo. Após algumas léguas palmilhadas, Ambrósio e Tibúrcio lá obtiveram o contacto do EnfermeiroViral. Trata-se do chefe de uma equipa especializada em dissertar sobre tudo e o seu contrário e que tem a colaboração do auxiliar EugénioObtuso e do técnico de diagnóstico Bul-o-Imundo.

Com esta importante pista em mãos, os dois primos partiram em direcção ao albergue da aspiranteaoestrelato OvaiOfeia que os atendeu cheia de salamaleques, enquanto preparava um chazinho e bolos que estava a confeccionar para a sua amiga Reboloira.

Foi então que, entre dois goles de chá e uma fatia de sericaia, as amigas lá contaram o motivo do desaparecimento em combate do fogoso batalhão do rigor(c)rático. Que tinham sido enganados, que as promessas de recompensa e reconhecimento dos seus méritos não passaram de propaganda enganosa, que o CientistaRato e mais o SenhordosPassos se tinham mostrado pouco confiáveis e mais um ror de queixumes.

As amigas confirmaram o que os primos já suspeitavam. Perante tão agudo ataque de falsidades, os garbosos defensores do rigor&xcelência tinham desenvolvido um quadro de dupla personalidade e dissociação cognitiva, estando a ser fortemente medicados a fim de prevenir evoluções mais graves deste quadro de disrupção mental.

Felizmente parece haver alguma esperança de que dentro de uns meses recuperem, pelo menos parcialmente, a sua capacidade de análise. Infelizmente Mr. G parece ser quem mais foi afectado por todo o processo e desenvolveu também um quadro maníaco-depressivo, no qual é assombrado por um fantasma que o incomoda e persegue, impedindo-o de se sentir o centro do universo, qual Luís XIV, a quem todo o mundo deve prestar vassalagem.